Tipos de fotografias

Olá meninas, resolvi escrever sobre tipos de fotografia porque na verdade, quando pensamos nessa profissão, não imaginamos quanta coisa está envolvida. E como em breve pretendo seguir essa profissão, preciso estar familiarizada com as ideais, e junto comigo vocês vão aprender um pouco sobre cada tipo! 

Para entender melhor tudo que deve ser observado por um fotógrafo profissional em seu trabalho também deve ser feito pelo Diretor de Fotografia, que é a pessoa responsável por ajustar a câmera, envolvendo aí lentes, posicionamento, composição, antes de uma cena ser feita.



Primeiro, a Fotografia de filmes:

Filme tem tudo a ver com foto. Um filme nada mais é que milhares (ou milhões) de fotografias captadas em sequência quadro a quadro, numa velocidade imperceptível ao olho humano. Lembra daqueles desenhos em caderno que quando se passam as páginas dão sensação de movimento? Isso é a premissa do cinema. Novidade? Não, mais pra quem não tenha ideia do que é fotografia em cinema pode ser...E quando se julga um filme no quesito fotografia, é sobre a qualidade visual dessas fotografias unidas, ou seja, a arte usada na imagem do filme. E tudo influencia, escolha de efeitos, enquadramentos, cores, uso de sombras e uma infinidade de detalhes...


Fotojornalismo:


fotojornalismo é um ramo da fotografia onde a informação clara e objetiva, através da imagem fotográfica, é imprescindível. Também pode ser considerado uma especialização do jornalismo. A fotografia em preto e branco publicada em jornais, existe há mais de cem anos e é uma das características do fotojornalismo. Embora, a fotografia colorida tenha ganhado espaço nessa categoria, no início dos anos 70 com as revistas semanais brasileiras Manchete, Veja e Realidade, entre outras.








Fotografia de publicidade:


 A foto publicitária tem o objetivo e a função de vender um produto ou propagar uma ideia . A diferença da foto publicitária em comparação à foto jornalística, esta na possibilidade de manipular uma imagem publicitária. A fotografia jornalística requer veracidade e objetividade, não poder haver as maquiagens, os destaques e manipulações digitais que uma foto publicitária utiliza. Em publicidade “vale-tudo”, o importante é vender, é promover algo e conquistar consumidores.




    


Fotografia de natureza:


fotografia de natureza é um amplo tema fotográfico que visa representar fenômenos ou agentes naturais (plantas, animais, paisagens, fenômenos meteorológicos, pequenos pormenores, entre outros). A fotografia de natureza tende a centrar a sua atenção na captação de aspectos estéticos, mais que outros tipos de fotografia.


natureza1 Frases de Natureza   




   


Paisagem aos moldes de Shadow of the Colossus Wallpaper


Fotografia de moda:


 As fotos de moda (particularmente a que eu adorooooo) valorizavam extremamente o figurino, não pretendendo nada mais do que promover a indumentária. Era um registro praticamente documental, sem quaisquer propósitos estéticos e humanos, desprovido de preocupações com o cenário utilizado. Nas transformações que refletiram diretamente na visão da moda, criou-se uma outra mentalidade, um olhar mais voltado para uma postura corporal e existencial, um desejo de captar formas renovadas de expressão. O figurino agora é relegado para as margens, e em alguns momentos chega a desaparecer da produção fotográfica, que valoriza mais o comportamento ao qual a grife deseja estar conectada.



 





















































Aerofotografia:



aerofotografia é a ciência que permite executar medições precisas utilizando de fotografias métricas. Embora apresente uma série de aplicações nos mais diferentes campos e ramos da ciência, como na topografia, geologia, astronomia, medicina, meteorologia e tantos outros, tem sua maior aplicação no mapeamento topográfico. Tem por finalidade determinar a forma, dimensões e posição dos objetos contidos numa fotografia, através de medidas efetuadas sobre a mesma.



 


Fotografia subaquática: 



fotografia subaquática é um tipo de fotografia que se realiza sob a água, durante uma imersão ou mergulho com scuba, com snorkel, em apneia ou nadando. A fotografia em condições subaquáticas deve levar em conta que as cores se perdem à medida que se aumenta a distância e que os objetos aparentam estar mais próximos de nós. Além disso, a pressão na água aumenta consideravelmente com a profundidade. Há câmeras destinadas especificamente para fotografia submarina, mas algumas câmeras digitais comuns podem contar com acessórios que adaptam a câmera para fotos sob a água.


Fotografia documental:
fotografia documental é um gênero da fotografia que trabalha no registro cultural ou artístico de um momento, em oposição à publicidade ou o jornalismo. É o ramo mais pessoal da fotografia contemporânea. 


Fotografia de guerra:

Dá-se o nome de fotografia de guerra às imagens fotográficas de conflitos armados e da vida quotidiana e militar em áreas em situação de guerra. Descreve documentalmente os terrores da mesma alternados com atos de sacrifício. Contrariamente à pintura e desenho de guerra, as imagens baseadas em factos reais não são facilmente alteradas nas fotografias. Os fotógrafos que trabalham neste gênero são por vezes feridos ou assassinados ao registarem imagens no campo de batalha.

Fotografia panorâmica:

Fotografia panorâmica, assim como a palavra panorama, refere-se a uma vista inteira de uma área circunvizinha. As fotografias panorâmicas tentam capturar tal vista. Há várias maneiras de se fazer uma foto panorâmica, seja com o uso de um equipamento específico, como espelhos parabólicos, seja com equipamentos normais, manipulando depois o resultado para compor a panorâmica. Muitas máquinas modernas trazem ainda funções para a criação automática de panorâmicas. Alguns modelos apresentam gráficos na tela que facilitam o disparo da próxima foto, de modo que o encaixe das mesmas seja facilitado. Outros fazem um vídeo enquanto você gira a câmera e depois o equipamento seleciona os quadros e cria a foto panorâmica a partir da junção dos mesmos. Notadamente alguns modelos da Sony utilizam esta técnica.





Bom, espero que vocês tenham gostado, porque deu um trabalhão para criar este post! Comentem lá. Beijos&Beijos.

0 comentários:

Postar um comentário